terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Salmo 91

Parei pra refletir sobre o Salmo 91 e fiquei perplexo por nunca ter observado certos detalhes.
O que mais vemos são pessoas que citam de forma decorada este belo texto bíblico. Pessoas que deixam a Bíblia aberta no Samo 91 como se no texto em si houvesse alguma magia que o protegesse do mal. Causa-me tristeza quando ouço alguns dizerem que iram ler o Salmo 91 antes de orar, etc.
Vejo em tudo isso: idolatria, falta de fé em Deus, misticismo, simpatia, supertição,...
Não estou sendo exagerado. Em primeiro lugar vejo que as pessoas esqueceram do Deus do Salmo 91. Estão adorando ao texto e não Àquele que motivou o salmista a escrever.
Quero nesta simples reflexão te chamar a atenção para as promessas do texto. São promessas de benção materiais e espirituais, prosperidade, saúde, vitória sobre os inimigos, proteção sobrenatural e muito mais. Quero antes de tudo avisar que sou cristão e convicto da fé que professo em Jesus Cristo, mas o que não posso concordar é com a interpretação equivocada da Palavra de Deus. Avalio quantas pessoas se enganam ao acreditar que as maravilhoas promessas deste texto bíblico são para elas, quando na verdade o texto é condicional.
Salmo 91.1 diz que "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará". Este primeiro versículo já impõe as regras para participar das promessas. É preciso estar no esconderijo do Altíssimo e lá se faz a vontade do dono do esconderijo. Não é possível querer estar protegido, mas em desobediência, querendo desfrutar da proteção de Deus, mas com o coração dividido pelos prazeres carne.
Certa vez, Jesus Cristo olhou para a cidade e disse: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!". Sabemos que quando os pintinhos estão em perigo o lugar mais seguro é debaixo das asas da mãe. Se o filhote for nariz empinado, metido a dono da verdade, achar que já sabe se virar sozinho vai virar comida de gavião. Debaixo das asas de Deus é o lugar mais seguro para nós.
Pra ficar na sombra do Onipotente é preciso ficar perto dEle. Imagine uma árvore e sua sombra que se movimenta durante todo o dia. Se quiser ficar na sombra terá que ir na mesma direção que ela. Da mesma forma é o nosso relacionamento com Deus. Se quisermos ficar à sombra do Onipotente teremos que caminhar na direção que ele nos impõe, mesmo que não seja esta a nossa vontade.
Desfrute de tudo o que Deus nos prometeu em sua Palavra obedecendo à vontade dEle e você verá que o mais Ele fará.
Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Que a graça de Deus tranborde em sua vida. Paz!